Coleção Cinema no Mundo: Ásia

by belisafigueiro

Globalmente, a indústria cinematográfica é avaliada em cerca de US$ 75 bilhões, dos quais US$ 55 bilhões representam a produção e venda de DVDs. Mais filmes são vistos no mundo, mas menos pessoas vão ao cinema. A bilheteria não é mais o único indicador da renda dos filmes de sucesso. Filmes recém-lançados podem agora ser vistos em computadores pessoais, laptops e também telefones celulares. Como a indústria cinematográfica se adaptará para lidar melhor com este novo cenário? A comercialização digital substituirá gradualmente os canais de distribuição existentes? Este livro lança luz sobre tais questões.

A situação da indústria cinematográfica na Ásia indica duas ocorrências contrastantes: o declínio no Japão e a expansão na China. O segundo maior mercado para filmes, o Japão, tornou-se altamente dependente da locação de vídeos. Além do mais, o alto preço dos ingressos, cinemas pequenos e gargalos na distribuição afetaram negativamente o desempenho dos filmes japoneses. Embora a China, mesmo depois de ingressar na OMC, em 2001, esteja administrando sua política cultural com sensatez, a importação, a distribuição e a exibição de filmes estrangeiros, incluindo DVDs, permanecem controladas. Além disso, os conglomerados de mídia estatais se fundiram recentemente. O leitor tomará conhecimento de importantes mudanças em curso na região.

Índice

Prefácio
Alessandra Meleiro

Introdução
Chris Howard

1- O Cinema Sul-coreano e sua Relação com os Mercados Internacionais
Miriam Ross

2- A Indústria Cinematográfica no Japão
Chris Howard

3- O Novo Auge da Produção e Distribuição do Cinema Indiano
Derek Bose

4- Distribuição de Filmes na China Continental
Shujen Wang

5- Análise da indústria cinematográfica taiwanesa
Hsiao-Ling Chung

6- A conexão Hong Kong: Distribuição, pirataria e importação paralela
Shujen Wang

VOCÊ PODE GOSTAR