Coleção Cinema no Mundo: EUA

by belisafigueiro

É impossível estudar a indústria cinematográfica mundial do século XXI sem uma análise detalhada e mais crítica do papel hegemônico desempenhado pela indústria cinematográfica dos EUA, em geral, e de Hollywood, em particular. O atual predomínio dos estúdios de Hollywood e da Motion Picture Association como o principal grupo do mundo em termos de produção, distribuição e exibição de filmes no mercado mundial e, conseqüentemente, sua fatia majoritária da renda da indústria cinematográfica global merecem um exame minucioso.

As atuais distorções nos regimes de propriedade intelectual precisam ser revistas a fim de corrigir os desequilíbrios entre importadores e exportadores de direitos autorais. Políticas para garantir a competitividade no mercado deveriam ser reforçadas a fim de atenuar o controle global de Hollywood sobre quem faz e quem vê filmes no mundo. As questões de pirataria deveriam ser tratadas levando-se em conta os direitos dos consumidores, especialmente nos países em desenvolvimento. O livro oferece uma contribuição relevante para o aprofundamento do debate sobre a relação entre as políticas de propriedade intelectual e a pirataria à luz dos esquemas de distribuição de filmes na internet, em franco crescimento. Ele enfatiza a necessidade de repensar e lidar com as principais contradições da indústria contemporânea.

Índice

Prefácio
Alessandra Meleiro

Introdução
Janet Wasko

1- Por que Hollywood é global?
Janet Wasko

2- Hollywood Co-produzindo
John McMurria

3- Os Direitos Globais de Hollywood
Nitin Govil

4- A Falsa Oposição entre “Hollywood” e “Independentes” Investigada nos Filmes de Steven Soderbergh
Drew A. Morton

5- A Produção Cinematográfica Latina nos Estados Unidos
Henry Puente

VOCÊ PODE GOSTAR