O Comitê de Ética e Responsabilidade Social da Britcham – Câmara Britânica de Comércio de Indústria no Brasil – realizou no dia 28 de Outubro de 2008 um seminário que teve como tema “Economia Criativa e Cultura”, com o objetivo de mostrar que além de movimentar por volta de 3% da economia brasileira, a cultura pode eficientemente integrar as ações de responsabilidade social das empresas, com retorno de imagem de maneira diferenciada e com a utilização de incentivos fiscais. Além disso, o evento mostrou de maneira inovadora as vantagens de se investir em cada segmento cultural, dando espaço aos produtores culturais e artistas para informar, conscientizar e refletir sobre suas respectivas áreas de atuação.
Confira os palestrantes que estavam presentes e os temas discutidos:
“Creative Economy Report 2008 – UNCTAD” – Alessandra Meleiro: Presidente do Iniciativa Cultural – Instituto das Indústrias Criativas e Pesquisadora do CEBRAP.
“Case de Sucesso – Cultura Inglesa Festival” – Laerte Melo: Gerente Cultural da Cultura Inglesa.
“O papel das empresas na democratização do acesso à cultura – a cultura como direito humano” – Lárcio Benedetti: Gerente de Desenvolvimento Sociocultural do Instituto Votorantim.
“Políticas Culturais e Leis de Incentivo à Cultura no Brasil” – Marcelo de Aguiar Coimbra, Advogado – Coimbra Focaccia e Almeida Tavares Advogados.
“Economia da Cultura e Desenvolvimento” – Sérgio Sá Leitão: Prof. de Economia da Cultura, Diretor da ANCINE e especialista em Políticas Culturais.
“Case de sucesso: Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social” – Soraya Galgane – Diretora da Elo3 Integração Empresarial.