Com 24 longas e média-metragens programados, a Mostra África Hoje, que começou dia 15/05, e foi até o dia 10/06/2012 na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro e São Paulo, ofereceu a oportunidade de conhecer um pouco mais do continente africano por meio de sua cinematografia. O primeiro festival no Brasil dedicado a documentários de temática africana contou com curadoria do moçambicano Pedro Pimenta, organizador do festival Dockanema, que acontece todos os anos em seu país, e da cineasta Luciana Hees.

A primeira mostra de documentários africanos exibiu 24 filmes de cineastas de diversas nacionalidades na Caixa Cultural do Rio e de São Paulo. Foram longas e médias metragens, exibidos em sessões únicas. A mostra contou ainda com a realização de um debate, dia 26 de maio às 17h30, com o tema África Hoje, e participação de Luciana Hees, o cineasta Marco Abujamra e o doutor em cinema e estética, especialista em cinema africano, Mahomed Bamba. Em São Paulo, o debate foi no dia 01/06/12, às 19h45, e contou com a presença de Alessandra Meleiro, presidente do Iniciativa Cultural, que lançou o Journal of African Cinemas, publicado pela britânica Intellect Books, inteiramente dedicado aos cinemas lusófonos africanos.

Luciana Hees, Alessandra Meleiro e à direita, Mahomed Bamba.

África Hoje ofereceu um vasto panorama da produção africana contemporânea de documentários, realizados por cineastas de diversas nacionalidades (França, Egito, Espanha, Inglaterra, EUA e outros). Os filmes tratam de questões prementes do continente, que em muitos aspectos dialogam com a realidade brasileira, além de oferecer uma vasta reflexão sobre a diversidade da condição humana.

Questões instigantes e impactantes, como a convivência numa piscina pública entre brancos e negros, na África do Sul pós-apartheid (Dias de Sea-Point, de François Verster); ou um decreto do governo para combater o banditismo, que gerou uma onda de mortes da população de Douala, na República dos Camarões (A Milícia de Camarões, de Oswalde Lewat-Hallade), são abordadas pelos cineastas selecionados. “A Mostra AFRICA HOJE foi pensada a partir de um grande interesse e curiosidade que temos em culturas e expressões que nem sempre são representativas institucionalmente; muitas vezes são originadas de um olhar singular, de um contexto não midiático.

Os documentários incluem reflexões sobre a condição da mulher africana, segregação social, relações internacionais, seqüelas e subprodutos das guerras, novas gerações e o futuro do continente. A programação ofereceu uma ampla amostragem do que de melhor foi produzido nos últimos anos, com uma inteligente e sensível escolha de filmes que abordam temas e situações emblemáticas de diversos países.

SOBRE OS CURADORES

Pedro Pimenta é cineasta e produtor. Começou sua carreira no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique em 1977. Desde então, produziu inúmeros curtas de ficção, documentários e longa-metragens. Em 1997, produziu o filme “Fools”, primeiro longa metragem rodado por um sul africano negro (Ramadam Suleman) e, no mesmo ano, “Africa Dreaming”, crônica da África em seis atos, tendo como tema comum o amor. Entre 1997 e 2003, foi Conselheiro Técnico da UNESCO no Zimbabwe Film and Video Training Project for Southern Africa, em Harare. É um dos fundadores do AVEA – Audio Visual Entrepreneurs of Africa. Também é membro correspondente estrangeiro da “Association du Cinéma du Réel”, encontro internacional do cinema documentário. É fundador e diretor do Dockanema – Festival Internacional do Filme Documentário em Moçambique.

Luciana Hees envolveu-se com o cinema documentário em 2005, quando foi convidada a desenvolver a imagem para a primeira edição do Dockanema. Em 2010, realizou o seu primeiro curta “O Salão Azul”, selecionado para o International Film Festival of Rotterdam ‐ IFFR e para o Images Festival of Toronto. No Brasil criou e ilustrou inúmeras capas de livros e ficou classificada na VI Bienal Brasileira de Design (2002), em São Paulo. Em 2010 fez sua primeira exposição individual no Centro Cultural Franco-Moçambicano. Paralelamente desenvolve também projetos pessoais em artes plásticas. Luciana vive e trabalha em Moçambique desde 2003.

PALESTRANTES CONVIDADOS

Mahomed Bamba é natural da Costa do Marfim. Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professor adjunto na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Publicou vários artigos sobre as teorias da recepção cinematográfica e os cinemas africanos, é membro do conselho deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) e participou de festivais e mostras de cinema como convidado, palestrante  e membro do júri – Mostras de Cinemas Africanos de Florianópolis-2007-2009; Amazonas Film Festival-2008; pré-seleção do Festival de 5 minutos da Bahia (2008); VI Panorama Internacional Coisa de Cinema-Salvador-Bahia-2010.

Alessandra Meleiro tem Pós-doutorado junto à University of London (School of Oriental and African Studies), é Guest Editor do “Journal of African Cinemas”/ Intellect Publishers (UK), e organizadora da coleção de livros “Cinema no mundo: indústria, política e mercado” (África, Ásia, América Latina, Europa e Estados Unidos), dentre outros. Profa. Adjunta do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (RJ).

Veja a Programação completa em http://mostraafricahoje.blogspot.com.br/p/programacao.html

Facebook: africahoje

SERVIÇO

Caixa Cultural Rio de Janeiro

Quando: de 15-27/05/2012

Caixa Cultural São Paulo

Quando: de 29/05-10/06/2012

VOCÊ PODE GOSTAR