Seminário Internacional Preservação de Cinemas Regionais

by marketing

A preservação do patrimônio audiovisual local é um tema de grande importância social, política, histórica e cultural. Com mobilização de diversos setores da sociedade civil e do poder público, em 2019 foi elaborado um projeto para restauro de parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O chamado “Plano de Gestão de Riscos e Restauro do Acervo Campineiro do MIS-Campinas” foi contemplado em Edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC) e abrange em 2021, além do restauro em si, o Seminário Internacional Preservação de Cinemas Regionais .

O evento acontecerá dias 28 e 29/04/2021, e conta com o Apoio do Instituto Iniciativa Cultural, através da participação de Alessandra Meleiro, coorganizadora do evento, juntamente com Rafael de Luna Freire e Ramiro Rodrigues. O objetivo do Seminário é compartilhar experiências, refletir sobre dificuldades comuns e planejar ações conjuntas e colaborativas no âmbito de iniciativas locais de preservação de acervos audiovisuais regionais. 

Serão abordados tópicos como Metodologias e estabelecimento de fluxos de trabalho, Relação com os poderes públicos e alternativas de captação de recursos, Formação e atualização de pessoal, Estratégias de difusão e conscientização, Aquisição e manutenção de equipamentos e insumos, Fomento à pesquisa e parcerias com instituições de ensino, e Dilemas para continuidade e prosseguimento dos projetos. 

Confira aqui a programação completa, e veja aqui a repercussão do Projeto na Imprensa.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário