ACESSE O QUESTIONÁRIO ONLINE AQUI!
O projeto prevê o estudo da cadeia produtiva da animação no Brasil, de modo a identificar e suprir gargalos do setor, gerados pelo seu próprio crescimento acelerado – embora seja um segmento ainda muito jovem do setor de audiovisual no país.
Trata-se da atualização do Mapeamento da Animação no Brasil realizado em 2019 (disponibilizado em www.mapeamentoanimacao.com.br) que, em 2025, conta com realização do Instituto Iniciativa Cultural.
Através de diagnóstico setorial e disponibilização de dados de mercado, analisaremos o desenvolvimento de técnicas e processos, como se capacitam os profissionais de ponta e qual a participação da animação brasileira nos mercados nacional e internacional. A pesquisa pretende impactar profunda e positivamente o panorama atual da Animação no Brasil, captando e analisando informações sobre a cadeia produtiva do segmento de animação no país.
Relevância do estudo para o Setor Audiovisual
No Brasil, a animação alcançou um status estratégico na cadeia produtiva do audiovisual. Hoje, nos tornamos produtores e exportadores de conteúdo de animação brasileira nos mais diversos formatos (games, séries, filmes, VOD, produtos licenciados). Séries foram criadas e vendidas, estúdios foram consolidados, editais de incentivo e linhas de crédito disponibilizadas.
Nesse cenário, surge a necessidade de conhecer-se quem (empresas produtoras, estúdios de animação no Brasil, número de profissionais atuantes no mercado formal e informal, formas de contratação, perfis profissionais, identificação das principais demanda de qualificação de mão-de-obra/ carências de especialização produtiva) afinal faz o que (tipos de produtos desenvolvidos), onde, a que custo e quem, enfim, deseja ter acesso ao que se produz (perfil do público consumidor). Quanto o setor consome, de onde vêm os recursos para isso (principais clientes, exportação de conteúdo e prestação de serviços de animação (ou outros) para empresas no exterior), quem deles terá usufruto, o que se conseguirá com isso e, ainda, por que se deve gastar com o setor, ou seja, quais benefícios econômicos pode trazer. Os dados, então, indicadores de um conhecimento analítico da dinâmica sociocultural, são procurados. E não apenas os dados soltos, mas os dados constituindo um quadro sistêmico, com uma série histórica.
Estudos de Mercado são importante recurso de análise e planejamento, ainda mais em um mercado novo e crescente como o da animação. Esse mapeamento vai produzir dados do setor, orientado para as políticas de desenvolvimento do setor de animação e difusão e o intercâmbio de informação sobre o setor. Através do Estudo de Mercado, pretendemos produzir conhecimento teórico e prático das várias dinâmicas de mercado através da construção de indicadores que sejam capazes de descrever a realidade do setor de animação no Brasil. Mapear as cadeias produtivas da economia do setor de animação, identificar os atores sociais envolvidos, criar e disponibilizar um banco de dados e um sistema de informações sobre o setor – que aponte as principais lacunas de formação profissional – são nossos principais objetivos.
Leia o que saiu na imprensa.