A Pesquisa de Pós-doutorado da Profa. Dra Ines Maciel “Mapeamento do Ecossistema de Realidade Estendida (XR) no Brasil”, que contou com Supervisão da Profa. Dra. Alessandra Meleiro, foi realizada no Centro de Análise do Cinema e Audiovisual CENA/UFSCar e PPGMC/ECO/UFRJ, com apoio de entidades representativas do setor criativo, como ABRAGAMES, BRAVI, ICAB e XRBR, e patrocínio da Spcine, através do IC- Instituto das Indústrias Criativas.
A pesquisa, que foi lançada durante a 46a. Mostra Internacional de São Paulo – tendo sido apresentada em inúmeros eventos do setor –, mapeou empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista em atuação no país, com o intuito de auxiliar na consolidação de dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para uma área que possui forte vocação para a inovação.
A pesquisa teve como principal meta criar um banco de dados que reuniu informações sobre empresas, associações e grupos ligados ao setor de Realidade Estendida, promovendo visibilidade aos projetos em curso e destacando suas especificidades e as redes de produção existentes.
Com essa visão em mente, a pesquisa reuniu dados quantitativos a partir de contatos com representantes de associações e comunidades de desenvolvedores em todo o Brasil, buscando estabelecer um diálogo com criadores, empresas publicadoras e desenvolvedores de plataformas. As informações coletadas poderão contribuir para o embasamento de políticas industriais e tecnológicas para o setor, além de fomentar o desenvolvimento de uma rede colaborativa entre profissionais e empresas do ramo. Somado a esse aspecto, o estudo poderá contribuir no embasamento de futuras pesquisas voltadas para o desenvolvimento do setor como um todo.
CONTEXTO
Apesar da indústria criativa se constituir como um mercado com grande potencial de crescimento, há uma certa carência de estudos sobre esta indústria no país. Da mesma forma, as tecnologias e conteúdos na área de Realidade Estendida emergem nesse ambiente da indústria criativa como um nicho que está sendo construído a partir de um ecossistema pautado na inovação. Apesar de existirem profissionais especializados, empresas brasileiras de nível internacional e um grande mercado potencial, a pluralidade de tecnologias e conteúdos cria uma crescente dificuldade na classificação de técnicas e suas aplicações, prejudicando o estabelecimento de uma estrutura conceitual que sirva de base para o estabelecimento de marcos regulatórios para o setor.
Dessa forma, esperamos que produtos resultantes desse mapeamento possam contribuir para potencializar as relações de colaboração e coprodução entre profissionais e empresas com vistas à viabilizar novos projetos e o desenvolvimento da C&T, auxiliando no desenvolvimento de um ciclo virtuoso capaz de auxiliar na formação de políticas públicas para o setor.
PARCEIROS INDUSTRIAIS
A ação contou com a parceria de importantes instituições como ICAB, BRAVI, XRBR e ABRAGAMES, além de patrocínio da Spcine, fortalecendo a conexão da pesquisa com importantes hubs que conectam esse ecossistema.
O Mapeamento identificou empresas que já possuíam projetos ou que iniciaram sua atuação no desenvolvimento de conteúdos XR; levantou demandas específicas dessas empresas em termos de financiamento público para o setor e identificou o impacto do COVID-19 no desenvolvimento dessas empresas, dentre outros achados de pesquisa.
Para alcançar estes objetivos, a Pesquisa desenvolveu o questionário disponível neste link.
Confira a programação relacionada a este Projeto de Pesquisa aqui.
Carta propositiva ao Governo Federal
Veja o que já foi publicado na imprensa sobre o Projeto.
Assista aqui ao vídeo de apresentação do Projeto.
Para mais informações, contate: ameleiro@ufscar.br / inessmaciel@gmail.com