Acontece, de 11-19 de junho de 2011 a oitava edição do Festival de Cine AFricano de Tarifa (FCAT), na cidade andulaza de Tarifa, ao sul da Espanha. Com uma extensa programação que dá conta da riqueza e diversidade dos cines do continente africano, e uma seleção cuidadosa que reflete o compromisso ético e estético do Festival, FCAT oferecerá ao público espanhol e internacional uma ocasião única para descobrir uma das cinematografias mais desconhecidas do planeta.
Os critérios de seleção do Festival de Tarifa defendem a universalidade da arte e luta contra os estereótipos e clichês que rodeiam o continente africano. Uma vez mais, o FCAT não será apenas cinema. Haverá outras Áfricas através da fotografia, graças ao IV Certamen PHOTOAFRICA e a exposição sobre “La Sape” congolesa. O Festival também recuperou a literatura, que já foi centro de atenção de edições passadas, para refletir sobre a problemática das adaptações literárias no cinema africano.
O Festival abordará o papel dos cineastas e suas obras na compreensão da realidade político social de Túnez e Egito através de uma mesa redonda acompanhada de uma extensa programação cinematográfica. Nos acercaremos à República Democrática do Congo através de uma produção audiovisual particularmente interessante porque estimula a reflexão sobre a liberdade da criação cinematográfica na África.
FCAT também propõe um fórum de encontro para profissionais do cine africano e espanhol, de artistas e público através do FCAT Espacio Profesional eminentemente prático que acolherá, entre outros, o III Foro de Coproducción ‘Africa Produce’, e a “Aula de Cine Africano’, propondo-se como arena para a apresentação de inúmeros projetos de cooperação no âmbito da cultura.
Os mais jovens foram foco especial do Espacio Escuela que consolida a vocação do Festival como uma iniciativa de Educação para o Desenvolvimento.
Veja a programação do FCAT Espacio Profesional, “Cine e Literatura: Pantalla Escrita”, em que Alessandra Meleiro, Presidente do Instituto Iniciativa Cultural fará o lançamento do livro “África: Indústria, Política e Mercado”, volume integrante da Coleção “Cinema no Mundo”.
Veja a carta convite para o Instituto Iniciativa Cultural.