II Mostra Live Cinema

by admin

Live Cinema é o Cinema que acontece ao vivo. É uma performance audiovisual onde o próprio diretor, realizador, performer ou artista executa o seu ‘filme’ ali, na frente da platéia.

Imagine o artista poder mudar o final do seu ‘filme’, simular novas imagens e sons, novas sequências e acima de tudo criar diferentes narrativas, baseadas na reação que a platéia tem diante da obra. Pois bem, isso é o Live Cinema.

No Live Cinema os artistas – que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem – não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem criando uma obra/ experiência/ performance audiovisual única e intransferível.

A finlandesa Mia Makela aka SOLU, artista multimídia, esteve conosco na nossa Mostra Especial de Live Cinema que aconteceu dentro do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro em 2008. Em sua tese de mestrado sobre o Live Cinema ela diz que diferente do Vjing a experiência de Live Cinema é mais pessoal e artística porque exige do artista uma perfomance que vai além de re-mixar, editar e escolher as imagens. Para Mia, o espaço da apresentação, a projeção, o som, a improvisação, o real-player e o contato entre o público e a obra  são  os elementos essenciais que compõe a atmosfera do Live Cinema.

A  II Mostra Nacional de Live Cinema é uma mostra expositiva de trabalhos de  Live Cinema, Live Images e de performances audiovisuais que aconteceu em São Paulo dos dias 24 a 29 de Novembro de 2009 no SESC Pompéia – e que contou com a apresentação de vinte performances audiovisuais de artistas nacionais e internacionais, palestras e debates.

Conceito

O nome “LIVE CINEMA” ou “Cinema ao Vivo” foi usado originalmente para classificar uma sessão de cinema silencioso, que tinha a execução de música ao vivo durante a sua apresentação. Mas isso foi no século passado, hoje o termo “LIVE CINEMA” diz respeito à execução simultânea de sons e imagens por artistas visuais que apresentam suas obras ao vivo diante dos espectadores. São apresentações onde a improvisação e o acaso fazem parte de um processo que resulta na possibilidade de criação e vivência, por parte do público, de uma experiência cinematográfica expandida, agora mais do que nunca, também entendida como sensorial e imersiva.

O que existe em comum nos trabalhos propostos é um deslocamento para além dos parâmetros tradicionais da narrativa cinematográfica, que deixa de ser baseada numa estrutura linear e na reprodução de uma realidade pela câmera, para algo que pode ser entendido como “espaço cinematográfico”, onde o termo “CINEMA” deve ser entendido de uma forma mais abrangente porque diz respeito a todas as diferentes formas de produção e exibição de imagens em movimento com o objetivo de se proporcionar ao público a vivência de uma experiência audiovisual. Os artistas – que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem – não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem criando uma obra/ experiência/ performance audiovisual única e intransferível.

Histórico

A II Mostra Live Cinema é o resultado de um projeto que começou a ganhar forma em 2007 quando  houve pela primeira vez uma Mostra especial de Live Cinema  juntamente ao Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o FEST RIO. Nela, apresentaram-se seis artistas brasileiros, de três estados diferentes,  em três noites da Mostra que aconteceu na sala de cinema ODEON,  especialmente preparada para receber as performances.

Em 2008  houve a  realização de mais duas Mostras. A I Mostra Nacional de Live Cinema, que aconteceu na Caixa Cultural  – também na cidade do Rio de Janeiro – e que foi a primeira mostra de caráter nacional  a  apresentar dez artistas vindos de quatro estados brasileiros. Trouxe também para o público, pela primeira vez , uma mostra informativa de vídeos nacionais e internacionais e duas mesas de debates sobre a produção de Live Cinema.

Neste mesmo ano, aconteceu também a segunda mostra especial de Live Cinema  durante o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, onde além da estréia do primeiro longa metragem interativo realizado no Brasil, especialmente produzido pelo cineasta Bruno Viana – para ser apresentado numa performance de Live Cinema –  tivemos a primeira participação de uma convidada internacional, a artista finlandesa SOLU .

Nessas três primeiras edições da mostra presenciamos um crescente aumento de espectadores, assim como o crescente aumento no número e na qualidade das performances apresentadas. E é em busca de mapear, exibir, lançar novos artistas e gerar reflexão sobre o tema que faremos a II MOSTRA LIVE CINEMA do país, agora com a presença de oito artistas brasileiros e dois artistas estrangeiros, em quatro noites de performances, dois dias de debates e oficinas nas quais esperamos que o Live Cinema possa ser experimentado, visto e sentido na sua potência máxima.

Para maiores informações visite: www.livecinema.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário