2º Mapeamento da Animação no Brasil será apresentado no V Encontro de Ideias da Mostra SP
Realizado pelo Iniciativa Cultural, estudo ouviu 466 empresas, estúdios, prestadores de serviço e realizadores do setor de animação do país.
RELATÓRIO COMPLETO ESTARÁ DISPONÍVEL AQUI EM 21/11/25.
Assista ao teaser da Pesquisa.
O mais completo estudo sobre a cadeia produtiva da animação brasileira será apresentado durante o V Encontro de Ideias, evento de mercado da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Mostra SP) que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025, na Cinemateca Brasileira.
Intitulado “2º Mapeamento da Animação no Brasil – Edição 2025”, o levantamento, realizado pelo Iniciativa Cultural, traz um panorama atualizado do setor, identificando suas perspectivas, gargalos e oportunidades de desenvolvimento, atualizando a pesquisa da edição 2019 (disponibilizado em www.mapeamentoanimacao.com.br).
O estudo, de caráter quantitativo, contou com a participação de 466 respondentes, entre produtoras (empresas responsáveis pela gestão e viabilização de projetos), estúdios (focados na execução técnico-artística de conteúdos animados, como filmes, séries e outros formatos audiovisuais), prestadores de serviço individuais (profissional que atua na área técnica-artística/criativa de animação, que trabalha sob encomenda para terceiros) e realizadores de animação (artista/autor que não tem na animação sua renda principal, desenvolvendo projetos autorais de animação).
A pesquisa reuniu informações fundamentais sobre a evolução das técnicas, serviços, processos e infraestrutura da animação no país, além de dados sobre sua inserção nos mercados nacional e internacional, atualizando o estudo inicial de 2019.
“O nosso principal objetivo com o lançamento da 2ª edição do Mapeamento é o de subsidiar políticas públicas, orientar decisões estratégicas de agentes do setor e fortalecer a presença da animação brasileira no cenário global. A análise contempla temas estratégicos como financiamento, propriedade intelectual, relações trabalhistas e institucionais, infraestrutura, gestão empresarial e inteligência artificial”, explica Alessandra Meleiro, presidente do Iniciativa Cultural, e Coordenadora da Pesquisa.
Relevância do estudo para o Setor Audiovisual
No Brasil, a animação alcançou um status estratégico na cadeia produtiva do audiovisual. Hoje, nos tornamos produtores e exportadores de conteúdo de animação brasileira nos mais diversos formatos (games, séries, filmes, VOD, produtos licenciados). Séries foram criadas e vendidas, estúdios foram consolidados, editais de incentivo e linhas de crédito disponibilizadas.
Nesse cenário, surge a necessidade de conhecer-se quem (empresas produtoras, estúdios de animação no Brasil, número de profissionais atuantes no mercado formal e informal, formas de contratação, perfis profissionais, identificação das principais demanda de qualificação de mão-de-obra/ carências de especialização produtiva) afinal faz o que (tipos de produtos desenvolvidos), onde, a que custo e quem, enfim, deseja ter acesso ao que se produz (perfil do público consumidor). Quanto o setor consome, de onde vêm os recursos para isso (principais clientes, exportação de conteúdo e prestação de serviços de animação (ou outros) para empresas no exterior), quem deles terá usufruto, o que se conseguirá com isso e, ainda, por que se deve gastar com o setor, ou seja, quais benefícios econômicos pode trazer. Os dados, então, indicadores de um conhecimento analítico da dinâmica sociocultural, são procurados. E não apenas os dados soltos, mas os dados constituindo um quadro sistêmico, com uma série histórica.
Estudos de Mercado são importante recurso de análise e planejamento, ainda mais em um mercado novo e crescente como o da animação. Esse mapeamento vai produzir dados do setor, orientado para as políticas de desenvolvimento do setor de animação e difusão e o intercâmbio de informação sobre o setor. Através do Estudo de Mercado, pretendemos produzir conhecimento teórico e prático das várias dinâmicas de mercado através da construção de indicadores que sejam capazes de descrever a realidade do setor de animação no Brasil. Mapear as cadeias produtivas da economia do setor de animação, identificar os atores sociais envolvidos, criar e disponibilizar um banco de dados e um sistema de informações sobre o setor foram nossos principais objetivos.
Lançamentos da Pesquisa previstos
Data: 01/10/2025 – Lançamento da vinheta da Pesquisa
Local: Expocine – Cine Marquise/ São Paulo
Data: 24/10/25
Local: V Encontro de Ideias, evento de mercado da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Mostra SP). Cinemateca Brasileira.
Horário: 11h-12h30
Data: 30/10/25
Local: ABRANIMA (Associação Brasileira de Empresas de Animação)/ Remoto
Horário: 17h
Data: 05/11/25
Local: Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (Cocaal) – PUC/ Belo Horizonte/MG
Data: 12/11/25
Local: Max Minas – SEBRAE Minas – Belo Horizonte/MG
Créditos
Coordenação da Pesquisa
Alessandra Meleiro
Coordenação Executiva
Beatriz Zeraik
Responsável Técnico
Paulo Cidade
Metodologia
Alessandra Meleiro e Paulo Cidade
Consultores
Beatriz Arbex
Cesar Coelho
Igor Bastos
Reynaldo Marchesini
Montagem da Apresentação
Fábio A. Gomes
Design Gráfico (Redes Sociais/ Relatório)
Viviana Bueno e Anita Miguel
Motion Graphics Vínheta
João Paulo Schlitter
Música e Sound Design Vinheta
Mateus Paludetti
Assistente (Programa Shadowing)
Ana Giuriati
Agradecimento Especial
Marta Machado
