Este livro traz uma análise comparativa das formas de difusão e comercialização do filme nacional no mercado brasileiro contemporâneo, a partir da investigação de diferentes formatos de distribuição: dos filmes feitos com uma grande campanha de lançamento, dos filmes médios, dos filmes de nicho, em que o lançamento é feito com o menor número de cópias e dos filmes que conquistam o mercado externo antes de iniciar sua carreira comercial nacional. Com este intento, foram utilizados como objeto de estudo cinco filmes lançados em 2005: “Dois filhos de Francisco”, de Breno Silveira; “Cabra-Cega”, de Toni Venturi; “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington; “Cidade Baixa”, de Sérgio Machado; e “Cinema, aspirinas e urubus”, de Marcelo Gomes.
Sumário
A configuração do mercado cinematográfico brasileiro
1. A globalização e o território cinematográfico brasileiro
2. A democratização dos bens culturais
3. Embrafilme e Ancine – As instituições cinematográficas brasileiras
4. A Empresa Brasileira de Filmes S/A (Embrafilme)
5. A Agência Nacional do Cinema (Ancine)
6. As políticas de regulamentação e fomento
7. O modelo do mercado cinematográfico brasileiro
8. O espaço cinematográfico brasileiro
9. As majors e a distribuição de filmes nacionais
10. Os mecanismos de incentivo à produção de filmes nacionais
(leis de incentivo)
11. O parque exibidor brasileiro
Distribuição: a ponte entre a ideia e o espectador
1. Métodos de distribuição desenvolvidos no mercado nacional
2. O filme para grande escala – A distribuição de Dois filhos de Francisco
3. O filme de nicho – A distribuição de Cabra-Cega
4. O filme médio – A distribuição de Cidade baixa e de Casa de Areia
5. Filme para exportação – A distribuição de Cinema, aspirinas e urubus
Este livro foi selecionado no Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010) e compõe a coleção “Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”.
FICHA TÉCNICA
Título: O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional
Coleção: Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira (Volume V)
Autora: Hadija Chalupe da Silva
Editora: Terceiro Nome
Páginas: 176