Pesquisa hábitos de consumo cultural

by ameleiro

Segundo a última pesquisa sobre os hábitos de consumo cultural divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro de 2010, a população brasileira não usufrui em sua plenitude da riqueza da arte e cultura brasileiras: cerca de 70% da população nunca foi a museus ou a centros culturais e pouco mais da metade dos brasileiros nunca vai ao cinema. Para completar, 51,5% nunca vão a shows de música.

O dado mais interessante da pesquisa, porém, é o porquê de os brasileiros não participarem ativamente de sua cultura. “Até bem pouco tempo, a principal justificativa era o preço dos ingressos, dos CDs e dos livros. Esse fator continua sendo determinante, mas um número cada vez maior de brasileiros admite que não tem hábito ou interesse em consumir cultura”, afirma Luiz Parreiras, pesquisador do Ipea responsável pelo levantamento. Some-se a isso o fato de que grande parte dos entrevistados se sente discriminada ao participar de atividades culturais, seja por outras pessoas, seja pela própria instituição que oferece a opção cultural.

A Pesquisa Nacional sobre Hábitos Culturais, divulgada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio/ RJ), em abril de 2010, com dados referentes a 2010, confirma os resultados do Ipea. Em relação aos livros, por exemplo, a falta de hábito é a justificativa de 66% dos que não leem, ao passo que a falta de gosto pela leitura foi mencionada por 23% deles. Quase metade da população brasileira, 47%, admite que não realiza nenhuma das seis opções culturais listadas pela pesquisa (leitura, cinema, teatro, show musical, exposição ou espetáculo de dança) por escolha. Dessa forma, a decisão de ir ou não a programas culturais no país não passa, necessariamente, pela questão do preço e muito menos pela falta de opções.

Mas essa situação começa, gradativamente, a mudar. É o que aponta o levantamento da Fecomércio – que ouviu mil pessoas, em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. No ano passado, 53% dos brasileiros declararam ter participado, pelo menos uma vez, de alguma atividade de lazer cultural, 13% a mais do que o número revelado na pesquisa de 2009.

Leia na íntegra a Pesquisa “O Consumo Cultural das Famílias Brasileiras”. (Silva, Frederico Barbosa; Araújo, Herton Ellery; Souza, André Luis. Ipea).

VOCÊ PODE GOSTAR