Eventos de Mercado

Pós-graduação Produção Executiva Criativa

by marketing

Sessão de cinema do filme Tarsilinha (Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, 2021), realizada no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Frei Caneca. Após a exibição, houve um debate sobre o processo de criação do filme com o diretor Kiko Mistrorigo e o diretor criativo e sócio da Mono Animation, Eduardo Nakamura.

Kiko Mistrorigo é um dos fundadores da Pinguim Content, Kiko é arquiteto, designer, diretor de criação, animação e de efeitos especiais. Trabalha em estreita colaboração com todas as etapas da produção, desde a criação e desenvolvimento com roteiristas e artistas de storyboard até a finalização, participando mais ativamente nas aprovações de direção e pós-produção. Tem grande envolvimento na direção de áudio, acompanhando de perto a gravação das locuções e a todo a conceituação e criação da trilha sonora. Suas obras foram ao ar no Cartoon Network, Discovery Kids, Disney Channel, Sprout, TV Cultura entre outros. Com Celia Catunda, Kiko criou e produziu mais de 20 séries de animação como “Peixonauta”, “Gemini8”, “De Onde Vem?”, “Charlie, o Entrevistador de Coisas” e a série nomeada para o Emmy Kids (2018) “O Show da Luna!”, que está em sua 8ª temporada. Lançou o longa-metragem “Tarsilinha”, inspirado na obra de Tarsila do Amaral e co-dirigido por Celia Catunda.

Eduardo Nakamura é publicitário, ilustrador, começou a desenvolver personagens e ilustrações profissionalmente ainda na época da faculdade. De lá para cá, encontrou na animação 3D uma paixão e se especializou em modelagem e render fotorrealista. Suas ilustrações têm destaque e são premiadas fora do Brasil. É o Diretor de Arte e Criativo da Monoanimation, apaixonado pelo design de personagens, que comanda os conceitos visuais dos projetos da casa.


Visita técnica às produtoras e estúdios de animação da cidade de São Paulo, que trouxe ótimas reflexões sobre produção virtual, redesenhos de workflow para atender novos cenários de negócios, governança e outros temas instigantes.

Gullane Entretenimento: fundada em 1996 pelos irmãos Caio e Fabiano Gullane, a Gullane Entretenimento S.A. já produziu mais de 50 filmes e 30 séries, especiais e documentários para TV e plataformas digitais. Em 2008, adotou governança corporativa, pautada em sustentabilidade, qualidade, respeito e ética. Reconhecida como uma das principais produtoras de conteúdo audiovisual no Brasil, a Gullane acumulou mais de 300 prêmios e presença nos maiores festivais de cinema. Além de produtora, atua também na distribuição, unindo prestígio artístico ao sucesso comercial.

Recebidos por: 

Cora Valentini é formada em Teatro na Escola Superior de Artes Célia Helena. Vem trabalhando com produção cultural há mais de 12 anos, onde passou por Teatro, Cinema e também por ações de impacto social. É produtora executiva no Instituto +Mulheres, uma organização que reúne diretoras de entidades, sindicatos, festivais, mulheres que atuam políticamente em defesa do setor e que tem como objetivo aumentar o número de participação de mulheres nas áreas de decisão de obras audiovisuais, principalmente direção, roteiro e produção. É assistente executiva na Gullane Entretenimento, onde apoia na gestão, distribuição de filmes e é responsável pelas ações de Diversidade da empresa.

 

O2 Filmes e O2 Pós: o seu negócio é contar histórias com imagens. Se você mora no Brasil é praticamente impossível que não tenha visto algumas das histórias contadas pela O2 Filmes. Já filmaram debaixo d’água, no deserto, na neve, na favela, ao redor do mundo, com atores famosos e com atores que até então nem sabiam que eram atores. 

Há cerca de uma década a O2 Pós se mantém como uma das empresas mais modernas no mercado audiovisual, realizando projetos com alta escalabilidade e alta qualidade, utilizando os mais recursos mais inovadores de pós-produção.

Recebidos por: 

Luís Ignacio Barrague é profissional de Rádio e TV, com carreira desenvolvida nas áreas de Direção de Pós-produção audiovisual, com vasta experiência em Produtoras, tais como: O2 Filmes e Teleimage (Grupo Casablanca). Know-how em pós-produção de filmes, séries, documentários, curtas e programas de televisão para empresas de streaming e canais de TV, sendo as principais: Netflix, HBO, Amazon, Warner, Globo Filmes e Disney Brasil;  Liderança de equipes multidisciplinares e gestão de parceiros globais, com foco no acompanhamento do projeto e performance dos times; 

 

Split Studio: A Split é um estúdio de animação e games que se desdobra para criar conteúdos de alta qualidade desde 2009. Com a flexibilidade de adaptar-se a cada novo projeto, parceiro ou iniciativa, a Split entrega soluções personalizadas que atendem aos objetivos de seus clientes. Produzindo desde branded content até longas-metragens, séries de TV, web-séries e games, o estúdio já colaborou com grandes nomes como Cartoon Network, Cartoonito, Mauricio de Sousa Produções, Comedy Central, TV Cultura, Disney Junior, Sanrio, Instituto Ayrton Senna, Wonder Media, Midas Music e Canal Futura. 

Recebidos por: 

Luiz Fernando da Silva é animador, supervisor e diretor de animação, autodidata. Trabalha com animação há 10 anos. Trabalhou em diversos estúdios do mercado de animação brasileiro como Coala Filmes, Alopra Studio, Filme de Papel, Tv Pinguim, Split Studio, Animatório, Akomotion, BugBite, Teremin, entre outras produtoras.

Atuou como animador de diversas séries de TV como “Meu Amigãozão” (Discovery Kids), “Gemini 8” (Cartoon Network e Disney Channel), “Show da Luna” (Discovery Kids), “Sítio do Picapau Amarelo” (Cartoon Network e Rede Globo) e “Os Under-Undergrounds” (Nickelodeon). Como supervisor de animação trabalhou em séries como “Lala” (TV Brasil), “Turma da Mônica” (Cartoon Network) e “Bubu e as Corujinhas” (Tv Cultura). Em 2017, teve sua primeira experiência como diretor de animação com a premiada série “Que Corpo é Esse?” (Canal Futura) e isso o capacitou a lecionar sobre o assunto na Escola PanAmericana de Artes entre 2018 e 2019. Como produtor criativo trabalhou na web série “A Turma do Menino Sol” (Split Studio), dirigiu a animação “O Que é Essa Tal?” (Canal Futura). Fez direção geral da websérie “Assim Era a Vida” (Canal Nostalgia).

Atualmente trabalha como Diretor Educacional no Instituto de Inovação Split, atuando em funções de produção de conteúdo educacional, formação e capacitação de novos talentos com foco em formação profissional e empregabilidade para o mercado de arte e animação.


A Flux Games disponibilizou a presença dos seus profissionais da área de produção, comunicação e game tester da empresa, para apresentar o mercado (nacional e internacional) de games. Além disso, os alunos puderam testar games em desenvolvimento, bem como aqueles já publicados pelo estúdio (console e outros devices).

A desenvolvedora atua no mercado desde 2012, produzindo experiências de jogos marcantes para as plataformas de Consoles e PCs. Criando jogos que agregam valor, profundidade e diversão a IPs novas ou existentes de todo o mundo – incluindo algumas de criação própria.

Recebidos por:

Stiven Valerio é Head of Operation – Director | Partner na Flux Games.


Durante uma semana o Rio2C apresenta uma exposição única de conteúdos em keynotes e painéis abordando 12 principais temáticas da indústria criativa, através de um recorte transversal da criatividade, distribuídas em 18 palcos. Temas urgentes e atuais dos diferentes segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo. Além disso, o Rio2C impulsiona a indústria criativa oferecendo oportunidades únicas para profissionais e empreendedores que estão em busca de negócios e networking, através das rodadas de negócios, pitchings, mentorias e eventos de relacionamento.

Nesse evento, os alunos que participaram tiveram a oportunidade de encontrar e conhecer pessoalmente, alguns dos incríveis docentes da Pós-graduação, como o Reynaldo Marchesini, Cesar Coelho e o Guilherme Fiuza.

Reynaldo Marchesini é produtor executivo criativo, supervisor artístico e roteirista com mais de 27 anos de experiência em várias áreas do entretenimento de TV (produção, distribuição e licenciamento). Em 2004, fundou a FLAMMA e coproduziu internacionalmente a série animada “Princesas do Mar“, com 104 episódios distribuída em 128 países. É responsável pela idealização, supervisão artística e produção executiva das três temporadas da série animada “Sítio do Picapau Amarelo“. Avaliou mais de 300 projetos de animação, dando consultoria para alguns deles (“Tainá e os Guardiães da Amazônia“, “Babydino Tales“, entre outros). É o criador e produtor executivo criativo da série “Lupi e Baduki“, lançada na MAX e no Discovery Kids. Reynaldo Marchesini também criou e coordena atualmente a Pós Graduação Lato Sensu de Produção Executiva Criativa em Artes Digitais da Faculdade Méliès de Animação em São Paulo. Atualmente Lidera a equipe de desenvolvimento dos games “Lupi e Baduki – Tempestade de Gelo e Fogo” e “Medras – A Ascensão da Fênix“.

Cesar Coelho dirigiu mais de 250 obras de animação, destacando-se a animação para as minisséries “Hoje é Dia de Maria” – indicada para o 33th Emmy Awards, “Afinal o que Querem as Mulheres”, “Quem Sou Eu” – vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia & Direitos Humanos 2017 –  e para novela “Meu Pedacinho de Chão”. Consultor no processo de desenvolvimento das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. Coordenador de animação para a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio2016. Seus filmes participaram dos mais importantes festivais de animação, conquistando prêmios nos festivais de Espinho – Portugal, Havana – Cuba e Roma – Itália. Coautor do livro “Animation Now” publicado em seis idiomas pela editora Tashen. É um dos quatro fundadores e diretores de ANIMA MUNDI – Festival Internacional de Animação do Brasil. Coordenador de Anima Fórum. Co-roteirista no longa-metragem de animação “Abá e sua banda” (em produção), co-roteirista no longa-metragem de animação “Alice Sem Cor”, vencedor do edital de desenvolvimento do ICA – Instituto de Cinema Português em 2019.

Guilherme Fiuza Zenha atuou no setor audiovisual mais de 25 anos. Como produtor e assistente de direção, trabalhou ao lado dos diretores, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado, Helvécio Ratton e Nelson Pereira dos Santos. Em 2014, foi o diretor e um dos roteiristas e produtores responsáveis por levar “O Menino no Espelho”, de Fernando Sabino, para telas de cinema e televisão ao redor do mundo. O filme se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para 16 países da Ásia e Europa. Nos últimos anos, atuou como parecerista em diversos editais pelo Brasil e dirigiu as séries “Cientistas Brasileiros” e “Minha Família É”, para a TV Pública e o longa de animação “Chefe Jack – O Cozinheiro Aventureiro”. Seu trabalho mais recente é a série em animação “Cosmo – O Cosmonauta”, na qual atuou como diretor e produtor.


ARVORE é um premiado estúdio brasileiro com sede em São Paulo, que cria e desenvolve experiências narrativas interativas usando as mais recentes tecnologias imersivas, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Na visita, os alunos conseguiram testar alguns jogos produzidos pelo estúdio, incluindo o que ganhou o Emmy Awards Outstanding Innovation in Interactive Progamming The Line (ARVORE Immersive Experiences, 2020). Debatendo sobre a produção, pipeline e gerenciamento de equipes para os projetos. 

Recebidos por: 

Freddy (Frederico) Pavão é profissional da área de Marketing com mais de 6 anos de experiência de implementação de estratégias focadas no engajamento de comunidades online. Além disso, também tem experiência com SEO, Analytics, cuidar do conteúdo e análise de Redes Sociais em todas as plataformas e outras atividades relacionadas à função.


A Quanta Post é uma empresa de pós-produção, com sede em São Paulo, focada em Entretenimento, com a meta de prestar  serviço de qualidade, ajudando os clientes a tomarem as melhores decisões no processo de produção, para contar ainda melhor suas histórias.

Além de conhecerem os estúdios, os alunos discutiram sobre as Produções Virtuais que a Quanta vem trabalhando.

Recebidos por: 

Daniela Indianara Santos Silva 


Evento com o tema “XR e a Indústria”, explorando a profunda interseção entre Realidade Estendida e diversos setores do mercado e da sociedade. Contando com incríveis workshops no espaço Ebac, experiências imersivas, debates, palestras nacionais e internacionais sobre temas como Ecossistema XR, Web 3.0, Ai, aplicações de XR, direito digital, definições de padrões para o metaverso e ambientes imersivos, NFTs, plataformas, hardware, headsets, áudio imersivo, games e metaverso. Além de proporcionar oportunidades únicas de networking. 

No evento, os alunos tiveram a oportunidade de encontrar pessoalmente duas convidadas e docentes da Pós-graduação:

Kátia Maciel é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado em Estudos de Cinema pela Universidade de Southampton/UFF e mestrado em Direção para Cinema e Televisão pela Universidade de Bristol. Ex-bolsista do Conselho Britânico (British Chevening Award). Atua como roteirista, cineasta, storyteller e produtora de Realidades Estendidas (XR). Ex-secretária geral do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE) e membro da Associação Brasileira de Produtores de Realidades Estendidas (XRBR). Suas recentes criações incluem a série de documentários curtos “Cenas da Vida Urbana” (2010), os “I-Docs Rio Frescobol” (2018), “Bons Ventos” (2018) e “O que a Baía tem?” (2019), além de roteirizar e produzir “Viva Ouro Preto VR” (2020), “Missões VR” (2024) e as exposições virtuais “Metaversidade” (2021 e 2023). Atualmente, coordena o projeto de animação VR “Ciclo da Natureza” e o Projeto de extensão Metaversidade: arte, cultura e tecnologia (PPGMC/UFRJ), com foco em design de conteúdo com inteligência artificial generativa.

Inês Maciel é Doutora em Engenharia pela COPPE/UFRJ e professora do Mestrado Profissional – PPGMC/ECO-UFRJ no segmento de novas mídias, narrativas imersivas e Cinematic VR, onde também foi Coordenadora da Linha Audiovisual. Com grande experiência na produção de filmes em Cinematic VR, Inês Maciel trabalhou com a equipe da YDreams Global na produção das exposições imersivas “Paisagens de Van Gogh” (2019), “Tarsila para Crianças” (2019), “O Jardim das Maravilhas de Miró” (2021) e “As Paisagens Impressionistas de Claude Monet” (2021). A pesquisadora também responsável pela condução de pesquisas sobre METAVERSO e NFT’s, com participação no projeto de museu METAVERSIDADE, no Festival do Conhecimento da UFRJ 2021; e de Workshops em Cinematic VR, no Festival de Gramado em 2019, e em 2021 sobre Produção de Narrativas Imersivas em VR, em parceria com a empresa YDREAMS GLOBAL.


Durante uma semana o Rio2C apresenta uma exposição única de conteúdos em keynotes e painéis abordando 12 principais temáticas da indústria criativa, através de um recorte transversal da criatividade, distribuídas em 18 palcos. Temas urgentes e atuais dos diferentes segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo. Além disso, o Rio2C impulsiona a indústria criativa oferecendo oportunidades únicas para profissionais e empreendedores que estão em busca de negócios e networking, através das rodadas de negócios, pitchings, mentorias e eventos de relacionamento.


O maior encontro de executivos do mercado de cinema da América Latina e se tornou o segundo maior encontro do mundo. Proprietários e executivos de todos os operadores de cinema da região, assim como profissionais do setor de distribuição e produção audiovisual, já se organizam anualmente para visitar a EXPOCINE e conhecer as últimas novidades do ano e discutir os assuntos do presente e do futuro do mercado.

O evento contou com a participação dos criadores da pós-graduação, Reynaldo Marchesini e Alessandra Meleiro, presentes no Painel “Pequenos Cinéfilos: Formação de Público desde a Infância”. O debate esteve centrado sobre as possibilidades, cuidados e realidade da produção de conteúdo para a infância, e contou com Beth Carmona (ComKids Festival), Carolina Sanches (Consultora Pedagógica) e Adriana Pinto (Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação).

Conheça neste link os Grupos de Formação de Literacia Midiática e Alfabetização Audiovisual, além de Práticas de Formação e Educação Audiovisual, incluindo Festivais, mencionados no Painel.

SAIBA MAIS:

Entre em contato e saiba mais sobre a Pós-graduação.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário