Imagine-se numa exposição com cenários que foram pensados pelo cineasta Michel Gondry. Agora pense na oportunidade de juntamente com mais cinco pessoas realizar um filme, num processo criativo único e totalmente original. Este não é mais um roteiro de Gondry e sim a exposição “Rebobine, Por Favor”, que chegou ao Brasil 10 meses depois de uma temporada de sucesso em Nova York.
A exposição, idealizada pela Cinnamon Label, realizada pela Cinnamon Label e o Instituto Iniciativa Cultural, em co-realização com o Museu de Imagem e do Som (MIS) e com patrocínio da Secretaria do Governo de Estado da Cultura, aconteceu de 02 de dezembro de 2008 a 11 de janeiro de 2009.
“Rebobine, Por Favor – A Exposição” é composta por 13 cenários customizáveis que permitem que os visitantes se reúnam em grupos e, após participarem de um workshop de planejamento básico de filmagem dividido em duas partes, recebem uma câmera e podem realizar seu próprio vídeo. Ao final da produção eles podem assistir ao material em uma televisão montada no local.
Os workshops foram oferecidos diariamente em dois horários fixos. A exposição foi gratuita e os vídeos realizados ficaram disponíveis para serem vistos na locadora, um dos sets expostos.
Proporcionar ao público uma oportunidade única de “interagir cinema”, numa linguagem moderna, democrática e criativa, foi o intuito desta exposição. “Eu não tenho a pretensão de ensinar como fazer filmes. Pelo contrário, eu tento provar que as pessoas podem se divertir sem ser parte do sistema comercial e servindo a ele. Em último caso, eu espero criar uma rede de criatividade e comunicação que tenha a garantia de ser livre e independente de qualquer instituição comercial”, afirma Gondry.
A exposição dialoga e aconteceu juntamente com o lançamento do último filme do cineasta Michel Gondry, “Rebobine, Por Favor” (Be Kind, Rewind), que conta a história de dois amigos (interpretados por Jack Black e Mos Def), que regravam blockbusters como “Caça-Fantasmas”, “Robocop”, “A Hora do Rush”, entre outros, com poucos recursos, de uma forma extremamente criativa e divertida.
Os vídeos autorais se tornam sucesso na comunidade local e garantem a sobrevivência da locadora onde um deles trabalha (cujo proprietário é interpretado por Danny Glover). O filme, que encerrou o Festival de Cinema de Berlim 2008, teve exibições no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com ótimo retorno de crítica e público. O cenário da locadora foi recriado no MIS, fazendo com que os visitantes se sintam dentro do próprio filme.
Mais informações em: www.rebobineporfavorexposicao.com.br