Síntese dos debates e proposições do I Fórum Spcine

by marketing

Como forma de facilitar o acesso aos principais pontos discutidos durante o Fórum, esta publicação apresenta uma síntese dos painéis realizados e as diretrizes resultantes do evento, de forma a subsidiar a elaboração de políticas públicas municipais, ações por parte da iniciativa privada e recomendações de políticas a serem adotadas por universidades e pelo terceiro setor.

Em maio de 2022, vivemos um momento importante para o audiovisual brasileiro. Nesse período, dois fatores operavam para que uma sensação de preocupação tomasse conta da indústria audiovisual: a pandemia do coronavírus (Covid-19), que, em um primeiro momento, trouxe uma severa diminuição no volume de trabalho, e a política governamental federal, de baixa prioridade para as áreas da arte e da cultura. A necessidade de ações que fomentem e auxiliem o setor audiovisual na promoção de um ambiente de perenidade, com a criação de instituições e políticas públicas estáveis, é uma demanda antiga dos profissionais dessa indústria. Iniciativas da própria Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo, além de uma retomada da produção audiovisual em função do aumento da demanda por obras audiovisuais, uma vez que deveriam ficar em casa por causa da pande mia, e devido à entrada de novos players no mercado nacional, acabou por sinalizar aos profissionais, às empresas e às instituições do setor que algo poderia ser pensado no sentido de se buscar essa perenidade no bojo de tantas transformações no período pós-pandemia e como o setor audiovisual é estratégico para a retomada econômica.

Com a visão de que essa conjunção de fatores representa um bom momento para a discussão de caminhos e formas de implementá-los, o Observatório Spcine realizou o 1º Fórum Spcine – Agenda da retomada do setor audiovisual, entre 10 e 12 de maio de 2022, no Centro Cultural São Paulo, com transmissão ao vivo pelo Canal da Spcine no YouTube.

Com grande alcance de público presencial e on-line, o 1º Fórum Spcine discutiu questões relevantes sobre o momento atual do audiovisual paulistano, abordando temas como a atração de investimentos internacionais, a promoção da diversidade na formação audiovisual e em mostras e festivais, a formação de público para produções brasileiras e o
impacto das film commissions nas cidades, entre outros. 

SERVIÇO

Data: 22/12/2022

Local: Para participar do lançamento, increva-se em https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_6FTDa0ajRr-vF22Okwucjg

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário