Pós-graduação Gestão de Negócios em Animação

by marketing

A animação é um dos setores da indústria criativa global com maior potencial de crescimento. Representando 25% do mercado audiovisual, o valor total da receita total da indústria de animação global foi de US $ 100 bilhões em 2006, US $ 222 bilhões em 2013 e US $ 259 bilhões em 2018, chegando a US $ 270 bilhões em 2020. Além disso, em 2013, a indústria de animação digital administrou cerca de US $ 500 bilhões em licenciamento de marcas e personagens, mais que o dobro de 2006 (US $ 200 bilhões) (Gama 2014: 95; Research and Market 2019[1]).

Com este panorama, podemos afirmar que a indústria da animação tornou-se um setor de dimensões econômicas relevantes para alguns países e um importante mecanismo de crescimento econômico para outros: nos Estados Unidos, a animação tornou-se a sexta maior indústria do país; O Canadá é o maior produtor de animação do mundo, com quatrocentas horas por ano; na Europa, um total de 2 bilhões de euros foi reservado para financiar quinhentas animações no continente através da União Europeia; no Japão, a indústria do entretenimento é a terceira maior do país; por último, a produção de animação na Coreia do Sul é tão significativa que atualmente representa um terço de toda a produção de animação do mundo (Gama 2014: 95).

O bom desempenho geral do mercado de animação digital nos últimos anos sugere uma oportunidade econômica para empresas não vinculadas a grandes empresas americanas, incluindo aquelas de países em desenvolvimento, como o Brasil.

O estudo de mercado e diagnóstico setorial da animação 2018/2019[2], realizado pelo Anima Mundi/ JLeiva, tendo como consultores os idealizadores do curso de Pós-Graduação Produção Executiva em Artes Digitais: Gestão de Negócios em Animação, e que contou com um comitê consultivo  formado por 60 pessoas, entre realizadores independentes, dirigentes de produtoras, de universidades e associações, identificou a relevante dimensão econômica do setor de animação no país, bem como a profunda demanda por profissionais aptos a atuarem com produção executiva no setor de animação (Mapeamento da Animação no Brasil, 2019).

É neste profícuo cenário e visando suprir esta demanda, que o Curso de Pós-Graduação Produção Executiva em Artes Digitais: Gestão de Negócios em Animação, da Faculdade Méliès, pretende trazer executivos e experientes produtores da animação brasileira e internacional de forma a estimular que mais séries, curtas e longas brasileiros de animação entrem em plataformas e canais diversos.

O Curso Gestão de Negócios em Animação: Produção Executiva Criativa oferecerá um cenário em que produtores experientes – tanto nacionais quanto internacionais – compartilharão suas percepções e expertise junto a animadores iniciantes, contribuindo não só para a profissionalização do setor, mas para o fortalecimento da cadeia produtiva da animação no Brasil. Contará, também, com docentes internacionais de duas das melhores escolas de animação do mundo: a francesa Les Gobelins e a dinamarquesa The Animation Workshop (TAW).

Cesar Coelho convida para a Pós-graduação “Produção Executiva em Artes Digitais: Gestão de Negócios em Animação”

[1] Gama, Marina Moreira. “A inserção dos países em desenvolvimento no mercado global de animação”. Revista do BNDES, V. 1, No. 1, n. 42, Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Dez/ 2014.

Research and Markets. “Global Animation, VFX & Games Industry: Strategies, Trends & Opportunities”, USA, 2019. Acessado em 27/10/2020. https://www.prnewswire.com/news-releases/global-animation-vfx–games-markets-2018-2020-total-value-of-global-animation-industry-is-projected-to-reach-us-270-billion-300773718.html

[2] Meleiro, Alessandra; Marchesini, Reynaldo. “Mapeamento da Animação no Brasil”. São Paulo, 2019. Acessado em 27/10/2020. http://mapeamentoanimacao.com.br/

SAIBA MAIS:

Baixe nosso Guia do Aluno.

Visite a Página do curso.

Fale com o coordenador.

Empresas parceiras do curso de pós-graduação Produção Executiva em Artes Digitais

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário